segunda-feira, 25 de março de 2013

CIÊNCIA NEOTESTAMENTÁRIA

FONTES PARA O ESTUDO DO CONTEXTO DO NOVO TESTAMENTO[1]

D.F. Izidro[2]


         As fontes mais antigas para o estudo do NT se constituem em partes do AT, escritos do judaísmo tardio, autores pagãos contemporâneos, escritos cristãos concomitantes e subseqüentes ao NT e alguns textos do mesmo.

1.   Do Antigo Testamento alguns livros são particularmente mais úteis para a história preparatória do pano-de-fundo neotestamentário político-religioso: Ageu, Zacarias, Malaquias, Esdras e Neemias, para o período imediato ao retorno de Babilônia; Daniel, para a o período selêucida[3];1 e 2 Crônicas, para a história da monarquia de Israel.
2.   Dos escritos não-canônicos, os chamados apócrifos e pseudepígrafos do Antigo Testamento, bem como os escritos de Qumrân;Também os livros apócrifos do NT, bem como os escritos dos pais apostólicos[4].
  1.  As obras históricas de Josefo (37-95 d.C.): Guerra judaica, Antiguidades judaicas, Vida de  Josefo e Contra Apião.
  2.  Os textos mais antigos dos rabinos, principalmente a Mishna (cerca do ano 100 d.C.).
  3.  Autores Gregos e Latinos, os quais se referem à cultura do judaísmo pós-exílico e do cristianismo primitivo: Políbio (cerca de 200 até 120 a.C.);Deodoro (cerca de 90 a 30 a.C.);Tácito (entre os anos 55 a 120 d.C.),Plínio, o Jovem (do ano 61 até cerca de 115 d.C.);Seutônio (em torno dos anos 75 até 150 d.C.), Dio Cássio 155-235 d.C.).
  4. Também os escritores do Novo Testamento podem conter particularidades que esclarecem circunstâncias da história daquele tempo.





[1]           Bibliografia:REICKE,Bo.História do tempo do novo testamento.São Paulo:Paulus,1996;SCHNELLE,Udo.Introdução à exegese do novo testamento.São Paulo:Loyola,2004.
[2]              D.F.Izidro é professor de Novo Testamento, desenvolvendo pesquisas na área de Bíblia e literatura cristã primitiva canônica e não-canônica. Além disso, é também professor de Língua, Literatura, Contexto e Teologia do NT, e outras disciplinas na área de Bíblia e seu contexto histórico-literário.
[3]           Este, contudo, depende de uma datação de Daniel para o II século a.C., algo bastante disputado.
[4]           “Na época dos escritos neotestamentários tardios e no tempo posterior ao Novo Testmento, surgiu uma ampla literatura cristã, cujo conhecimento muitas vezes é necessário para trabalhar com o Novo Testamento... Os escritos dos pais apostólicos... os apócrifos do Novo Testamento...” IN: Schnelle,Udo.Introdução à exegese do novo testamento.Loyola:São Paulo.pg.16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário