terça-feira, 28 de junho de 2011

A Natureza Teantrópica das Escrituras do Antigo e Novo Tesamento

TEANTROPIA
O Mistério do Divino no Humano no Processo de Formação da Bíblia
D.F.Izidro[1]

         O que vem a ser teantropia? Esse termo foi cunhado para descrever ou definir a natureza dúplice de cristo Jesus, como sendo verdadeiro Deus (qeoj [Theós] Deus) e verdadeiro homem (anqrwpoj [ánthropos] homem).
         O que se pretende dizer aqui é que, à semelhança da natureza de Cristo, a Escritura também é, quanto à sua própria natureza, verdadeiramente teantróprica, isto é, um livro ao mesmo tempo humano e divino. Em outras palavras, a Escritura constitui-se na Palavra de Deus em linguagem condicionadamente humana.
         Contudo, não obstante pareça óbvia essa constatação sobre a Bíblia, na prática, e mesmo na teoria, muitos abordam a Escritura de modo não condizente. Na verdade, duas abordagens ao mesmo tempo antagônicas e extremistas com respeito à Bíblia tem sido considerada em sua interpretação. Se por um lado os fundamentalistas lêem a Bíblia apenas como livro de Deus, ignorando seu contexto histórico formativo e suas configurações sócio-culturais originais, os liberais,por outro lado, a vêem como um livro meramente humano, apenas um testemunho da fé de civilizações antigas, a saber, judaísmo (AT) e cristianismo (NT), sem nenhuma função normativa ou qualquer condição sobrenatural.
         Vale lembrar que ambas as posições são extremistas e reducionistas. Reducionistas porque reduzem a Bíblia ora a um oráculo divino “psicografado”, ora a um mero documento histórico. Concomitantemente, ambos os conceitos em relação à Escritura estão corretos e incorretos. Estão corretos quando tomados de modo mutuamente complementar, e incorretos ao se excluírem reciprocamente.
         Ler a Bíblia apenas como produto humano é reduzi-la a um mero produto do meio, é ignorar sua mensagem salvífica e normativa para a humanidade; é descrer de sua origem divina e de todas as importantes implicações que resultam disso. Por outro lado, considera-la apenas como livro de Deus é conceber uma espécie de “docetismo”[2] que ignora os condicionamentos históricos, sociais, culturais, econômicos e religiosos através dos quais nasceu e se formou a Bíblia. Reconhecer a configuração histórico-social-humana das Escrituras não é, necessariamente, negar a sua Revelação, antes é entender que essa mesma revelação se deu através da comunicação, com todas as suas idiossincrasias contextuais, e das experiências dos homens. Como bem colocou o biblista Raymond Brown, é o “mistério do divino no humano”. [3] Assim como Cristo Jesus é a encarnação de Deus na terra, na história e no homem, a Bíblia é a encarnação da mensagem de Deus no homem, pelo homem, com o homem e para o homem. É uma expressão cabal da imanência de Deus no mundo.
         Mas assim como o mistério da natureza humano-divina de Cristo foi mal compreendida, mal aplicada e debatida, assim é com respeito à origem humano-divina da Palavra de Deus. O problema da natureza de Cristo originou excessos e equívocos sem conta quanto a como se deveria conceber a pessoa de Jesus. Isso fica claro a partir das diversas heresias cristológicas, tais como o arianismo,docetismo,adocionismo,etc. Assim como fora difícil para os antigos cristãos compreenderem que Jesus era Deus e homem simultaneamente, assim é hoje em relação à natureza teantróprica da Escritura. Para muitos a melhor solução parece ser o extremismo, isto é, reduzir a Bíblia a um livro apenas divino ou apenas humano. O fato é que tais posições não são e nem devem ser excludentes. A Bíblia é um livro humano escrito dentro de contextos históricos e humanos, numa linguagem humana e a partir dos condicionamentos e experiências de seus autores. Como bem observou Eduardo Arens, a inspiração bíblica não consiste numa “espécie de poção mágica que protege o escritor sagrado de todo contágio histórico e cultural que pudesse distorcer o caráter absoluto dessa palavra de Deus”.[4] Aprouve a Deus se encarnar na história a fim de revelar sua mensagem de salvação aos homens. Ao mesmo tempo a Bíblia é um livro de Deus – não obstante seus condicionamentos histórico-sócio-antropológicos, a Escritura se impõe à humanidade através dos séculos como uma mensagem transformadora de Deus aos homens. Desde suas profecias cumpridas até sua fantástica unidade, a Escritura comprova ser, no mínimo, um livro sobrenatural e normativo.
         Portanto, uma vez que a concepção que temos da Bíblia ditará nossas interpretações da mesma, precisamos, analogamente à Cristo, conceber a Bíblia como “verdadeiro Deus” e “verdadeiro homem”. Como exegeta não posso ser indiferente à configuração histórica original da Bíblia, isto é, sua humanidade; mas como crente também não posso ser insensível à sua mensagem salvífica, isto é, sua divindade.
Soli Deo Gloria




[1] D.F.Izidro é estudioso de Novo Testamento, Literatura Cristã Primitiva canônica e não-canônica, pesquisador do contexto histórico-literário de formação da Bíblia, professor de Língua, Literatura, Teologia,Exegese e Background do NT. Desenvolve também pesquisas em História do Paleocristianismo e Antropologia da Religião Cristã,especialmente Protestantismo Pentecostal e Neopentecostal.
[2] Versão do pensamento gnóstico que negava a encarnação de Cristo – Cristo parecia humano, mas era exclusivamente divino.
[3] Brown, Raymond E. As recentes descobertas e o mundo bíblico.Loyola:São Paulo.pg.11.
[4] Arens,Eduardo.Ásia menor nos tempos de paulo,lucas e joão.Paulus:São Paulo.pg.23.

4 comentários:

  1. Obrigado Professor pelo esclarecimento do assunto o qual me edificou neste dia. Abraços,Daniel Deusdete (www.jamaisdesista.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professor por essa luz de conhecimento das verdades bíblicas etc. Que bom ter pessoas tão bem esclarecidas para tirar as nossas dúvidas. Obrigado, professor! (pastorsamuelpereira@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  3. .......
    JESUS CRISTO É O PRÓPRIO DEUS JEOVÁ - O EMANUEL: Deus conosco -Isaías 7:14 - Mateus 1:23 - Tiago 2:19 - João 10:10
    .
    .
    Ebooks:

    CRISTOMORFOSE: http://pt.slideshare.net/JUNIOROMNI30/jesus-o-eterno-criador
    .
    .
    JESUS PROTOTOKOS: http://pt.slideshare.net/JUNIOROMNI30/jesus-prototokos-o-deus-jeov-eterno?related=1
    .
    .

    ResponderExcluir